terça-feira, fevereiro 24, 2015

Volta às aulas: curso de Roteiro!



Quem me conhece, sabe que sou professor de formação. Desde cedo, meu desejo de ser escritor caminhava lado a lado com o desejo de dar aulas. Agora, enfim, posso realizar as duas coisas. Os workshops que Ingrid Zavarezzi e eu ministramos no Rio deixou saudades (principalmente em nós...rs!

Agora em Sampa, tenho a oportunidade de retomar essa atividade com outra querida amiga e também grande mestra, Solange Castro Neves, colaboradora de Ivani Ribeiro e Cassiano Gabus Mendes em grandes sucessos como “Que rei sou eu?”, “A viagem” e “Mulheres de Areia” e autora-titular de novelas como “Marcas da Paixão” e “Roda da Vida”. Certeza de que, além de passar minha experiência, também tenho muito a aprender com ela.

Portanto, aos interessados, segue a ementa do curso, que terá duração de 3 meses. O aluno passará por todas as etapas da escrita criativa até o seu roteiro pronto, sob a nossa orientação e supervisão.

Solange e eu esperamos vocês!




Curso de Roteiro para TV e Cinema
com Solange Castro Neves e Vitor de Oliveira

EMENTA GERAL
O curso abordará os seguintes tópicos:

1. O escritor, a ideia, criação e técnicas;
2. O processo da criação;
3. Premissa;
4. Storyline;
5. A importância da linguagem televisiva;
6. Composição da história: Estrutura dramática, eventos, grande evento, apuro, crise, percepção, pontos de virada (exemplos práticos), catalizador, paradigma;
7. Enredos;
8. Gênero, Mitos, Motivação, Credibilidade, Detalhes;
9. Núcleos secundários;
10.  Personagem; Perfil dos personagens. O herói e os seus caminhos. Arquétipos. Exemplos práticos. Exercícios de criação de personagem.
11.  Sinopse;
12.  Cenários;
13.  Argumento escatelado;
14.  Plot e o núcleo dramático, Diagramas, clímax, catarse, Curva dramática;
15.  Cenas, links, Ganchos de cena e de diálogos;
16.  Escaleta; Apresentação de uma escaleta de uma novela / série já existente. Escrever uma cena com base nessa escaleta.
17.  Diálogos;
18.  Indicações ou rubricas;
19.  Capítulos (novela, minisséries ou seriados);
20.  Importância do ponto central dentro da estrutura de um roteiro;
21.  Estudo do público alvo a ser atingido pela novela;
22.  Diferenças entre mídias; Novela, série, longa-metragem, sitcom, websérie.
23.  Equipe, colaborar e interagir. Funções do colaborador. 
24.  Elementos fundamentais de um primeiro capítulo. Exibição comentada do primeiro capítulo e /ou do episódio piloto de uma série.
25.  Construção de sua própria história, passo a passo desde o início, levando em conta cada ponto aprendido durante o curso e com a supervisão e acompanhamento dos professores.