quarta-feira, outubro 29, 2014

TEATRO: A cena teatral paulistana para todos os gostos!




Há apenas dois meses morando na Pauliceia, já pude comprovar na prática o que já sabia na teoria: a desvairada e diversa cena teatral da cidade é incrível! Para rir, para chorar, para se emocionar, para refletir, para entreter... há opções para todos os gostos.

“O Vitor viu” e recomenda alguns dos espetáculos em cartaz:

quarta-feira, outubro 22, 2014

“De Coração”: Como seria o loft de um escritor?

 Minha casa, minha vida! - Conheça o ambiente criado especialmente pra mim.

Com os queridos e talentosos Catia Cuns e Marcelo Reis, criadores do meu loft.

Foi com imensa surpresa e alegria que recebi a homenagem do arquiteto Marcelo Reis, que criou com sua parceira, a também arquiteta Catia Cuns, um ambiente em minha homenagem a ser exposto na “Mostra Paralela do Casa Design”, realizada em Niterói. Os dois criaram um loft de um roteirista, tendo como inspiração este que vos fala! Uaaaau!!!

Sei que sou suspeito pra falar, mas o resultado ficou simplesmente O MÁXIMO!!! Marcelo e Catia conseguiram captar com perfeição minha essência, meus gostos, meu estilo, minhas letras, minhas musas... enfim, está tudo lá. E a organização do espaço está incrível. Deu até vontade de morar lá!

Nem tenho palavras pra expressar o quão feliz eu fiquei e o quanto maravilhoso isso tudo significa pra mim. Deixo vocês com algumas imagens que captei na noite de inauguração:


sexta-feira, outubro 10, 2014

TELEVISÃO: “Quem te comeu fui eu”: liberdade e sexo para as negas


Claudia Jimenez e o quarteto protagonista da série: Lilian Valeska, Karin Hills, Maria Bia e Corina Sabbas.

“Quem te comeu fui eu! Quem tem a boca sou eu”, disparou Zulma (Karin Hills), aniquilando quaisquer pretensões de poder do parceiro Elder (Rafael Zulu) na mais nova série de Miguel Falabella, que vem dando o que falar. Só por essa frase, libertária, emblemática e significativa do poder e da afirmação do sexo feminino, já podemos constatar que “Sexo e as negas” está longe de ser machista ou racista, como foi acusada mesmo antes de sua estreia, na demonstração mais literal de pré-conceito a que já tive notícia.

terça-feira, outubro 07, 2014

CINEMA: O adeus de um adorável sacana





2014 tem sido um ano de muitas e irreparáveis perdas no meio artístico. Foi com esse sentimento de pesar que recebi a notícia da morte de Hugo Carvana, uma das figuras mais significativas de nossa dramaturgia. Imediatamente, veio à minha memória uma retrospectiva de todas as lembranças dos trabalhos de Carvana e seu adorável e inesquecível malandro presente em vários filmes em que ele atuou e dirigiu, mas também de outros tipos, como o milionário Lineu de “Celebridade” (2003), novela de Gilberto Braga, um dos autores com quem ele mais trabalhou em televisão. 

Como diretor, Carvana tem uma das filmografias mais coerentes de nosso cinema. Todos os seus filmes são impregnados desse espírito carioca, brincalhão e gaiato que o cinema vem perdendo aos poucos. Lembrei que tinha um DVD de seu último filme “Casa da Mãe Joana 2” que nunca tinha assistido, embora o filme estivesse na fila. Achei mais do que justo e propício que ele assumisse a dianteira na fila e, finalmente assisti.

sexta-feira, outubro 03, 2014

POLÍTICA: É preciso estar atento e forte

Esse domingo, dia 05/10, é mais um dia importantíssimo para a nação. Não, não será final do Campeonato Brasileiro, nem sairá uma nova lista de convocados para a seleção, tampouco a lista de participantes de algum reality show. Sairá uma nova lista de convocados, sim, mas para assumir os poderes executivo e legislativo de nosso país.

E nessa reta final da campanha eleitoral, os ânimos se afloram e os candidatos fazem de tudo em busca de nosso voto. Sobretudo, nesse momento, é preciso separar o joio do trigo e avaliar quem, de fato, deseja conduzir nosso país no rumo de uma nação mais justa e igualitária.

POESIA: Mes mots





Não sou poeta, tampouco poliglota, mas a convite de meu professor de francês, Francisco Nascimento, participei pela Aliança Francesa de um concurso anual chamado « Chansons sans Frontières », em que estudantes de todo o mundo participam enviando seus versos, cujo vencedor será musicado por um nome de relevo da canção francesa. Claro que, dada a minha inexperiência como poeta e com a língua francesa, acabei não ganhando. De qualquer forma, nasceu uma obra, que foi inspirada pelo tema « de onde vêm suas palavras ? ». Para quem se interessar, segue abaixo. Não ouso traduzir. Peça ajuda ao Google.

CINEMA: O baile mais marcante da minha vida

Para inaugurar esse novo espaço dedicado às minhas reflexões e observações sobre cinema, decidi publicar novamente um texto que escrevi sobre “O baile”, de Ettore Scola, que resiste ao tempo e continua a ser meu filme de cabeceira. Perdi a conta das vezes em que assisti, mas a cada audiência, descubro um novo detalhe que aumenta mais meu fascínio pelo filme. Sei que é para poucos, pois a proposta é bem diferente e original, mas espero que a leitura instigue aos que ainda não conhecem e desperte nos que já assistiram a vontade de rever essa pérola de delicadeza de Ettore Scola.

TELEVISÃO: A carpintaria da cena

Quando se pensa em criar uma cena de telenovela, é preciso pensar em toda a sua estrutura. Qual o objetivo da cena? Qual o assunto? Quem são os personagens envolvidos e qual a função de cada um deles? É preciso respeitar o perfil de cada um, ou seja, como cada um deles reage ao assunto em questão. O autor precisa ter a capacidade de se colocar no lugar de cada personagem, pensar como se fosse ele.

No caso da cena em questão, o objetivo, além de informar ao espectador sobre o namoro dos dois protagonistas e sua repercussão na vida daquele grupo de pessoas, também é uma cena de apresentação, pois, através dos comentários, podemos perceber como é a personalidade de cada uma das personagens, sem que isso seja dito de maneira didática ou artificial. Tenho muito carinho por essa cena, pois foi uma das primeiras que escrevi em meus primeiros cursos de roteiro e, quem sabe, ela não vá ao ar um dia em uma novela escrita por mim? Por enquanto, publico novamente por aqui, já que ela já foi publicada uma vez no melão. Espero que apreciem.