quarta-feira, outubro 29, 2014

TEATRO: A cena teatral paulistana para todos os gostos!




Há apenas dois meses morando na Pauliceia, já pude comprovar na prática o que já sabia na teoria: a desvairada e diversa cena teatral da cidade é incrível! Para rir, para chorar, para se emocionar, para refletir, para entreter... há opções para todos os gostos.

“O Vitor viu” e recomenda alguns dos espetáculos em cartaz:




   FRIDA Y DIEGO” – Teatro Raul Cortez
Texto: Maria Adelaide Amaral
Direção: Eduardo Figueiredo
Elenco: Leona Cavalli e José Rubens Chachá



Sob a pena sempre inspirada de Maria Adelaide Amaral, a conturbada história de amor de Frida Kahlo e Diego Rivera nos é apresentada, em ordem não-cronológica. Os acontecimentos em tempos e locais diferentes vão formando um painel que nos revela toda o arrebatamento do encontro dessas duas almas inquietas e geniais, em que a lealdade é mais importante do que a fidelidade propriamente dita. Destaque para figurinos e cenografia simplesmente incríveis, para a direção inspirada e surpreendente, para a interpretação emocionada de Leona Cavalli e, sobretudo, para a construção apaixonante de José Rubens Chachá faz de Diego Rivera. É impossível sair do teatro sem ficar apaixonado por ele. Mais que recomendável, espetáculo obrigatório.


  CAROS OUVINTES” – Auditório do MASP
   Texto e Direção: Otávio Martins
Elenco: Petrônio Gontijo, Natállia Rodrigues, Alexandre Slaviero, Rodrigo Lopez, Eduardo Semerjian, Amanda Acosta, Agnes Zuliani e Alex Gruli



Os bastidores da exibição do último capítulo de uma famosa radionovela nos anos 60, tendo como pano de fundo a ditadura militar, retrata o fim da era do rádio e a transição para a televisão, com suas telenovelas diárias e mudanças no cenário musical, como o advento da Bossa Nova, da Tropicália e da Jovem Guarda no lugar das grandes vozes. Não há fidelidade cronológica. Todas essas mudanças aparecem no espetáculo de forma mais simbólica do que linear. O texto inspiradíssimo de Otavio Martins já arrebata o espectador de cara com sua tensão crescente, mostrando os diferentes posicionamentos políticos, fazendo uma surpreendente correlação com os dias de hoje, o que torna o espetáculo atualíssimo. A estrutura “mise en abyme”, que mostra os atores nos bastidores e depois interpretando os respectivos personagens da radionovela, é outro grande acerto do texto. Tem a melancolia dos filmes de Scola (me remeteu muito a “O baile”) e Altman (“A Prairie Home Companion” batizado por aqui como “A última noite”), mas com estilo brasileiríssimo. Todo o elenco se destaca igualmente, mas pra quem era criança nos 80’s, ver a ex-Trem da Alegria Amanda Acosta soltando a voz e esbanjando talento, é um atrativo a mais. Para refletir, se divertir e se emocionar.


 SE EU FOSSE VOCÊ”: O MUSICAL – Teatro Cetip
Texto: Flavio Marinho
Direção e Coreografias: Alonso Barros
Direção Musical: Guto Graça Mello
Supervisão Artística: Daniel Filho



As desventuras de Claudio e Helena (Nelson Freitas e Claudia Netto), já conhecida do grande público graças ao sucesso da franquia cinematográfica estrelada por Tony Ramos e Gloria Pires, chegam aos palcos paulistanos depois de uma temporada de sucesso no Rio. A divertida despretensão do texto se une a uma produção grandiosa, digna dos melhores musicais da Broadway, com excelentes atores-cantores e uma dupla de protagonistas muito bem afinados, com participação especialíssima de Fafy Siqueira. Tudo isso embalado pelas canções de Rita Lee, ou seja, irresistível.


  HOMENS NO DIVÔ – Teatro União Cultural
Texto e Direção: Darson Ribeiro
Elenco: Darson Ribeiro, Olivetti Herrera e Guilherme Chelucci



Comédias que retratam o universo feminino dominam a cena há muito tempo. Os homens, ao contrário, não costumam ter muita voz nesse filão e quando têm, quase sempre não conseguem escapar dos estereótipos e caricaturas e das piadas grosseiras, remetendo ao macho das cavernas. Darson Ribeiro parte do ótimo pressuposto do encontro de três homens de estilos diferentes que se encontram na sala de espera da psicanalista e decidem se ajudar mutuamente nos dilemas com o sexo oposto. O que parece ser mais uma comédia que explora esses tipos vai se configurando em um retrato mais denso, à medida que os personagens vão se humanizando, mas sem perder a graça. O trio de atores, muito entrosados e bastante à vontade, garantem a diversão da plateia.


  CADA DOIS COM SEUS POBREMA” – Teatro Frei Caneca
Texto: Marcelo Médici
Direção: Paula Cohen
Elenco: Marcelo Médici e Ricardo Rathsam



Marcelo Médici obteve sucesso arrebatador com “Cada um com seus pobrema”, em que interpretava vários personagens através de vários esquetes. Mais tarde, se juntou a Ricardo Rathsam no espetáculo “Eu era tudo pra ela e ela me deixou” que, ao contrário do primeiro, era conduzido por uma dramaturgia com início, meio e fim. Agora, a dupla une os esquetes do primeiro com a dramaturgia do segundo em “Cada dois com seus pobrema”. E essa feliz junção rende muitíssimo bem, com um fio condutor muito bem delineado, que serve de pretexto para Marcelo Médici desfilar seus consagrados e engraçadíssimos personagens. O “ator intimado” Ricardo Rathsam está em total sintonia com Médici, um dos nossos melhores atores de composição. E essa incrível facilidade com que ele compõe seus personagens se une a sua invejável habilidade de envolver a plateia. O resultado, claro, é um espetáculo divertido e rico dramaturgicamente. Impossível não dar boas gargalhadas.

  
   O HOMEM DE LA MANCHA” – Teatro Sesi SP
   Texto original: Dale Wasserman
   Músicas: Mitch Leigh
   Tradução e Direção: Miguel Falabella



Mais um grandioso musical com produção milionária e numeroso elenco de atores-cantores. Falabella incorporou Bispo do Rosário ao universo fantástico de Cervantes ao transpor para um hospital psiquiátrico a história do sonho impossível de Dom Quixote e sua utopia de justiça e de um mundo melhor para todos. Um musical vigoroso, com grandes vozes, dramaturgia rica e ótimas versões das canções. E o melhor: de graça!
____


E vocês? Já foram conferir algum desses espetáculos? Qual foi a última peça que você viu? Aguardo seus comentários!